sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

[152] Resenha: Jantar Secreto | Raphael Montes


Título: Jantar Secreto
Autor(a): Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 360
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino
Sinopse: Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

Em Jantar Secreto conhecemos a história de quatro jovens que saem do interior do Paraná para morarem juntos no Rio de Janeiro com o sonho de se formarem na faculdade e conseguirem um bom emprego. Contudo, anos se passam e nenhum deles conseguiu uma vaga de emprego na área em que queriam, mesmo depois de formados, devido a crise pela qual o país passa. Esses jovens são Dante, gay assumido e formado em administração, mas que trabalha em uma livraria; Miguel, formado em medicina e que trabalha em um hospital público; Hugo, um machista de carteirinha, que se formou em gastronomia, mas trabalha em um restaurante que não reconhece seu trabalho; e Leitão, que desistiu da faculdade logo no início, é extremamente gordo, viciado em tecnologia e que mal saí do apartamento onde todos moram.

"O ser humano é um bicho escroto por natureza. Não importa o que digam, todo mundo é assim. Rico ou pobre, negro ou branco, velho ou novo, não interessa. Somos todos iguais em escrotidão."

É sobre o olhar de Dante que tudo se desenrola, certo dia ele é chamado pela imobiliária que aluga o seu apartamento e descobre que eles estão devendo seis meses de aluguel atrasado. A princípio ele não entende como isso aconteceu, mas depois percebe que todo o dinheiro foi roubado por Leitão, que ele usou para satisfazer suas "necessidades sexuais". A princípio todos partem pra cima de Leitão, mas vendo que isso não ia dar em nada, eles desistem e não o expulsam do apartamento, considerando que os traumas passado por ele na infância foram o pivô da sua traição. Agora eles precisam quitar essa dívida e rápido, pois o prazo é curto, e depois de muito brigarem e discutirem, eles acabam achando uma solução nada agradável: servir jantares secretos de carne humano para ricaços e pessoas importantes. A partir daí os jovens vão se meter em um caminho sem volta, conhecer pessoas perigosas e o pior do ser humano.

"Você é o que você come
Você come o que você é."

Jantar Secreto é um livro me chamou a atenção por dois motivos: primeiro, por ele ser mais um livro do Raphael Montes e eu já tinha tido uma boa experiência com um livro dele; e segundo, pelo motivo que sei ter atraído boa parte dos leitores que querem ler esse livro, a premissa bizarra e chocante, pois convenhamos, as pessoas tendem a ter curiosidade acerca daquilo que é estranho, bizarro e anormal. Então embarquei na leitura desse livro e eu gostei do que li.

A narrativa de Raphael Montes é algo que não deixa a desejar, ele descreve cada detalhe e sensação com uma habilidade incrível, fazendo o leitor se emocionar, sentir nojo, ódio e empatia pelos personagens. O desenvolvimento de tudo é bem feito, mas devo ressaltar que esse não é um livro para quem possui estômago fraco, as cenas fortes são diversas e descritas de forma minuciosa, violência, preconceito e o pior da humanidade é apresentado aqui, tinha momentos que não dá pra acreditar o quanto as pessoas são frias e fazem qualquer coisa para conseguir o que querem. É com certeza um livro impactante e recheado de humor negro.

“Até hoje, esse enigma exerce grande fascínio sobre mim. Nessa história, o que não sai da minha cabeça não é a morte da mulher do sujeito, nem o fato de ele ter jantado a coitada achando que era carne de gaivota, nem de ter se matado por isso. O que me fascina é que o marido comeu carne humana sem saber. E mais: gostou.”

Os personagens da história são bem construídos e são a personificação de vários defeitos e preconceitos da humanidade, o machismo, homofobia, gordofobia e violência mostrados no livro são fruto daquilo que eles pensam. Em alguns momentos algum deles tem um ato altruísta, mas ai lembramos o que eles fizeram e não conseguimos simpatizar com eles, pouco a pouco cada um deles se deteriora mais e mais, se tornando pessoas horríveis. Acho que a construção de cada um deles ajudou a tornar a história nua e crua, ela mostra indivíduos da sociedade que existem na realidade, cheios de defeitos e extremamente preconceituosos, tudo isso ainda faz parte da sociedade atual, infelizmente.

Outro ponto que me agradou no livro foi a identificação com o vocabulário usado pelos personagens, com algumas gírias e expressões jovens e tipicamente brasileiras, além de algumas referências a filmes, séries e outras mídias que conheço bem. Em dado momento do livro os personagens conversam em um grupo no Whatsapp, que apresenta bem isso que mencionei, pois temos o uso de várias expressões comuns usadas nesse aplicativo, além dos famigerados memes, que deixaram essa parte do livro bem engraçada. 

"Porque metade de mim é louco
E a outra metade é insônia."

Contudo, nem tudo no livro me gradou, eu achei a motivação inicial para a realização dos jantares muito fraca, a dívida do aluguel não era tão grande e existem várias formas de se conseguir grandes quantidades de dinheiro, como empréstimos. Além disso, um dos personagens tinha pais ricos e podia pedir esse dinheiro a sua mãe, mas se recusou pois achava que ela era chata e ai ficar no seu pé. O final do livro é surpreendente e eu não esperaria nada menos de qualquer coisa escrita pelo Raphael Montes

Em resumo, Jantar Secreto é um ótimo livro, impactante, grotesco e cruamente real, não recomendado para os leitores de estômago fraco, mas um prato cheio para os fãs de Raphael Montes e de livros do gênero.



Outros livros do autor já resenhados:

• O Vilarejo [RESENHA];

18 comentários:

  1. Oláárrr, tudo bom,Jose?
    EU QUERO MUITO ESSE LIVRO, MEU DEUS! Eu tinha visto a capa dele entre os lançamentos e foi amor a primeira vista, muito linda mesmo, bom, enquanto ao enredo eu me interessei também por causa das críticas que são apresentadas nele, já quero! E ah, adorei tua resenha, ficou bem mara ;)

    Abraços,
    Lu | www.justisficou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie amore,
    Já ouvi falar desse livro, não é um gênero que eu curta muito, mas, até que deu uma curiosidadezinha de ler.
    Lembrou um pouco aqueles filmes de terror né!
    Esse cruamente real me assusta um pouco.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Tenho visto muitas resenhas em blogs deste livro, mas ainda não formei uma opinião. Já sei que pelo que li ao final de sua resenha, não vou gostar do livro. Você é o primeiro que levanta as questões quanto aos pontos realistas. Gostei da sinceridade de sua resenha.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá José, tudo bem?

    Sou fascinada pelos livros do Raphael, mas este ainda não tive oportunidade de ler. Vou esperar alguma promoção pra ver se consigo me apaixonar por mais um. A premissa é interessantíssima e o book trailer foi muito bem bolado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi José, infelizmente ainda não li ada do autor. O que posso dizer deste livro é que estes amigos são doidos. Por mais que a crise esteja alta e a situação difícil, onde já se viu servir carne humana? Quero saber como o autor vai desenrolar este enredo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ola!
    Estou louca para ler esse livro e fiquei contente por conferir suas impressões. Entendo que a motivação não tenha te agradado e, de certa forma, também não acho ela ter o suficiente, mas, ainda assim, quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. O primeiro detalhe que me chamou a atenção nesse livro foi a capa. Ainda não li nada do autor, estou muito ansiosa para ler O vilarejo. Sei que quando ler, se gostar, também vou adorar Jantar Secreto. Esses dois livros já está na minha lista e vou torcer para consegui ler esse ano.

    ResponderExcluir
  8. "Porque metade de mim é louco. E a outra metade é insônia." Adorei! kkkkkkk
    Já havia visto esse livro pelas redes sociais, mas não sabia do que se tratava. Realmente, a premissa é bemmm bizarra, e por isso mesmo chama atenção. haha
    Nunca li nada do autor, mas já me interessei por esse.
    Ótima resenha!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  9. Li já outras resenhas desse livro e fiquei com vontade de lê-lo!

    Gosto desse genêro literário e fiquei sabendo que Raphael Montes é um excelente autor e sua resenha confirma isso!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi oi!
    Eu estou para receber o livro e estou muito ansiosa para ler, pois nunca li nada do autor. E realmente, adoro tramas bizarras, esse foi um dos motivos que me fizeram querer ler o livro. rs
    Adorei saber um pouco mais sobre a leitura, e mesmo com alguns pontos não tão positivos, fiquei empolgada para ler.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oiee tudo bem? Nossa gostei bastante da resenha, mas como vc falou achei a motivação muito fraca, acho que o autor poderia ter trabalhado melhor essa parte o que deixaria o livro mais real.

    Bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá
    aff eu to louca pra ler algum livro do autor e quando soube desse também quis muito ler e ainda quero, só vejo resenhas falando super bem e adoro esse tipo de gênero, muito legal sua resenha e ótima dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi José!
    Parabéns pela resenha, super escrita!
    Tenho um amigo que está lendo esse livro e quer que eu leia, mas eu sou uma pessoa de estômago fraco, não se conseguiria ler tudo até o fim.
    Aliás, apesar de querer, ainda não li nada do Montes por motivos de: sou muito medrosa!
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  14. E sabendo que o livro tem toda essa mistura de emoções, e todo esse envolvimento de personagens, você acha que não me aventuraria nessa leitura? Claro que sim. Concordo com você que teria outras maneiras de conseguir o dinheiro, mas vá entender.rs

    ResponderExcluir
  15. Assim como você eu ja li "o vilarejo" e simplesmente odiei, mas eu quero muito dar chances novas a esse autor pois as sinopses e premissas dos livros dele são sempre tão boas

    ResponderExcluir
  16. Não li nenhum do Raphael Montes!! Quero ler Jantar Secreto porque gosto de suspense, de ficar na expectativa do que vai acontecer!! E por que o livro está muito bem comentado nas redes sociais, e é um autor nacional!! Junção perfeita!!

    ResponderExcluir
  17. Oi José, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li nada do autor? chega ser uma vergonha, já que todos sempre me falam tão bem dele, e sua resenha me mostrou exatamente isso. Eu já tinha ouvido falar sobre o livro e para ser sincera eu não sabia do que se tratava exatamente, mas gostei muito da premissa, e saber que o livro não é para os fracos me anima mais, até imagino o que irei encontrar nessas páginas. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir