domingo, 18 de dezembro de 2016

[148] Resenha: Demontale | Vários Autores


Título: Demontale - As Matadoras do Submundo
Autor(a): Vários
Editora: Arwen
Páginas: 374
Saiba mais: Skoob
Comprar: ArwenBooks
Sinopse: Era uma vez... uma rainha muito má, que queria controlar todos os reinos dos contos de fadas. Cansada dos finais felizes — principalmente das bruxas e madrastas incompetentes — resolve fazer um pacto com o bom senhor das trevas, Mefisto, para conquistar o poder de Taleland. Porém, o dissimulado demônio começa a agir sozinho, possuindo o corpo dos príncipes e transformando-os em Generais das trevas a fim de trazer o submundo aos domínios. Bestas, espíritos e criaturas infernais, começaram a aterrorizar os contos de fadas e cabe às princesas derrotar as trevas e expulsar Mefisto do corpo de seus amados, para assim salvar todo o reino. O que será que vai acontecer nesta batalha épica, onde as mocinhas terão que se tornar verdadeiras guerreiras? Conte-nos vocês! Convocamos todas as princesas dos contos de fadas para embarcar nesta aventura! Peguem suas winchesters e seus kits contra as trevas! A caçada começa agora!

Demontale é uma antologia de contos inteiramente nacional e que me chamou bastante a atenção assim que foi anunciada, já que ela apresenta uma proposta que eu achei bem interessante. Todos os contos do livro tem como base o fato de o Reino de Taleland, o lugar onde as histórias se passam, está sofrendo ataques de uma entidade do mal chamada Mefisto. Essa entendida acaba assumindo o controle dos corpos dos príncipes do Reino, restando somente às princesas a missão de acabar com o mal e salvar seus amados, elas são as grandes guerreiras dessa história, que além de um final feliz, querem provar que podem se defender sozinhas.

Quando esse livro saiu eu fiquei louco para poder adquiri-lo e me senti muito realizado quando consegui comprá-lo, iniciando a leitura assim que ele chegou na minha casa. Por ser uma coletânea com vários contos, eu demorei alguns dias para lê-la, por que eu queria avançar devagar, para absorver cada história completamente. Por ter esse tema de princesas, eu achei que todos os contos trariam releituras dos clássicos infantis que todos conhecemos, e realmente temos diversas releituras (o que foi um deleite para mim, que adoro essas histórias reinventadas), mas além disso, temos diversos contos com novas princesas, criadas pelos próprios autores, e esses contos com princesas originais acabaram me agradando mais que as releituras.

Como o livro tem muitos contos, não posso citar todos, mas irei fazer alguns breves comentários sobre os que eu mais gostei e os que menos me agradaram:

Segredos do Convento, da blogueira Alessandra (Tô Pensando em Ler), é o primeiro conto do livro, que já começa com o pé direito, a história se passa em um convento (Jura?) e tem um ótimo clima de mistério, além de uma princesa corajosa que faz tudo por aqueles que ama. Outra história que me agradou muito é a do autor André Mafra, já que ele teve quatro contos selecionados para a antologia e esses contos se interligam formando uma história única, cheia de sangue, vingança e aventura, onde temos versões bem mais badass das já conhecidas princesas da Disney. Os títulos desses contos são Do Branco ao Vermelho, As Longas Mechas da Vingança, Sangrento Cristal e O Adormecer do Mal. Outro conto que merece muito destaque é o da Mayara F. Costa, o titulo é Vida Bela Para a Fera e já me deixou bem instigado quando li, sua história ganhou um espaço no meu coração (rsrs).

Tiveram alguns autores que não conseguiram me agradar com seus contos e outros com mais de um conto na antologia cuja primeira história era boa e a seguinte nem tanto. Alguns contos tinha histórias muito parecidas, onde a diferença básica era o nome dos personagens, o que me deixou meio chateado.

Em relação a parte física, esse livro possuí uma das melhores diagramações que já vi na vida, ele é lindo por fora e muito mais por dentro, repleto daquela folhas pretas com ilustrações, que agradam muito os leitores quando se fala do miolo de um livro. Contudo, encontrei alguns erros de digitação no livro, como um conto que acho que faltou uma palavra, mas nada que atrapalhasse a leitura.

Tirando esses pequenos detalhes e os contos que não curti, o livro é um amorzinho e eu não tenho como não recomendá-lo, pois gostei bastante do que vi e li. Recomendo para qualquer um que goste de ler contos com príncipes e princesas, mas com uma dose extra de aventura e sangue, além do Final Feliz (ou não).




24 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, especialmente porque não o conhecia, mas achei bem interessante a premissa. A diagramação parece estar ótima, e realmente não sei como ainda não tinha ouvido falar dele. Confesso que não leio muitos contos, mas com certeza daria uma oportunidade para esse sim. Adorei sua indicação!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Manoel,

    Embora eu não goste muito de antologias, esta em especial também conseguiu chamar minha atenção. Fiquei interessada nos contos de algumas autoras que já conheço, mas fico com o pé atrás agora ao saber que alguns parecem repetitivos, o que sem dúvidas torna a leitura massante. Ainda assim, como você apreciei o trabalho gráfico da Editora e acho que futuramente vou adquirir sim o meu exemplar.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Que lindooooooo!
    OMG!
    Obrigada pela incrível resenha! E muito obrigada por suas palavras. Que bom que curtiu!
    Fiquei muito feliz :)

    Bjkss

    Lelê

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Não conhecia a antologia e adorei sua opinião. Também achei interessante o fato de todos os contos do livro ter como base um único lugar. Apesar de nem todos os contos terem te agradado, a leitura parece que valeu a pena. Adorei a resenha!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiii!
    Já conheço a antologia, e sempre vejo opiniões muito positivas. Em um livro de antologias, é muito difícil todos os contos agradar, cada autor tem sua forma de escrever enfim rs. Eu gosto de livros assim. Espero conseguir ler em breve, estou empolgada, tem duas autoras que eu já conheço e que participam dessa antologia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Achei a capa do livro bastante interessante, mas não curto ler livros de fantasia. Porém parece ser um ótimo projeto, e o bom é que como sendo antologia há vários contos e pontos de vistas diferentes!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Manoel.
    Não conhecia o livro, mas amei a proposta.
    Eu também gosto muito de releituras e elas também chamariam mais minha atenção. Interessante saber que você gostou até mais de algumas estórias inéditas.
    Achei realmente muito interessante e vou acrescentar a lista.

    ResponderExcluir
  8. Eu tô muito curiosa para ler esse livro há um tempo por causa da ambientação dele. Gostei a proposta do livro e toda resenha que vejo é tão positiva quanto a sua.

    Uma pena ter errinhos de digitação, mas que bom que não tira a beleza do livro. Outra coisa que me deixa com o pé atrás é o fato do livro ser de contos. Contos sempre são uma coisa delicada pois é impossível gostar de todas as histórias né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Estou com esse livro na minha estante e não vejo a hora de poder lê-lo. Gostei muito da ideia central dos contos, ainda mais por serem de um gênero que eu gosto muito.Uma pena que nem todos os contos te agradaram, amas isso é normal em um livro que possui vários autores, ainda assim parece ter sido uma leitura muito boa pra você e isso me anima ainda mais em o ler.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  10. Olá Manoel,
    Infelizmente, não tenho curiosidade de ler esse livro. Acho que gostar de alguns contos e desgostar de outros é bastante normal em livros assim.
    Fiquei intrigada para ler o conto da Alessandra. Acho que nunca li nada que se passa em um convento e pode ser uma boa pedida.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Vi esse livro hoje pela primeira vez e me apaixonei por essa capa. E como não se apaixonar, não é?
    Achei a ideia do livro bem legal. Gosto de livros que reúnem vários contos, isso torna a leitura mais leve e fluída.
    Gostei muito da sua resenha e me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, Manoel

    Sempre que eu vejo essa caveira com essas flores eu lembro do México! hahahaha
    Bom, essa antologia foi bastante divulgada no Facebook. Não sou lá muito fã de coletâneas de nada, sou daquelas pessoas que gosta de ler poemas avulsos, contos avulsos, sabe?
    Mas o fato do foco estar nas princesas salvando toda a situação é bem interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oieee Manoel ^^
    Primeiramente: eu acho a capa deste livro simplesmente incrível! Até tenho curiosidade de ler, mas é meio chato que todos os autores tenham utilizado a mesma receita, né? Achei legal o fato de as princesas terem que salvar os príncipes, mas ter isso em todos os contos deve ser cansativo *-*
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu gosto muito de livros de contos e estou super curiosa para ler esse, ainda mais por se tratar de um gênero o qual eu gosto muito :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Não lembro de já ter visto, mas parece uma antalogia bem gostosa de ser lida né? Vou anotar aqui, gostei desse do convento haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    confesso que não gosto tanto de contos, fico sempre com aquela sensação de que falta algo na história.
    mas fiquei bem curiosa para conferir esse livro, gosto de histórias assim, bem envolvente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu de início queria muito ler esse livro, até ler uma resenha que estava acabando com ele, justamente dizendo que os contos são parecidos e que um outro salva. Mas, depois da sua resenha, eu me animei um pouco mais, apesar de também dizer sobre os contos parecidos. Eu vou tentar comprar, mas com um pé atrás, sem muitas expectativas, bom que, talvez, eu acabe me surpreendendo.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  18. Olá =) Eu não conhecia o livro, adorei conhece-ló através da sua resenha, ela me deixou com vontade de ler o livro. Amei a capa, que bom que são contos nacionais e amei saber que são princesas gueiras. Beijos'

    ResponderExcluir
  19. Oi Manoel, tudo bem? Evito ler antologias , até porque os contos sempre me deixam com uma sensação de quero mais...rs Já tinha lido sobre o Demontale e a ideia aparenta ser bem legal! Abraços

    ResponderExcluir
  20. Oie
    não conhecia o livro mas adorei essa capa e adoro antologias, entao to bem cruiosa, sua resenha está ótima e a dica esta mais que anotada

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Manoel!

    Nunca vi uma resenha de um livro de contos tão bem feita quanto a sua, gostei demais e até sinto que conheço o livro.Eu adoro contos e só por esse fato já realizaria a leitura. Fiquei contente em poder conferir seus comentários e espero ter a oportunidade de realizar essa leitura também.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Eu sempre tive curiosidade em ler esse livro, eu sou meio suspeita de falar pois adoro um bom livro de contos e acredito que esse cumpre o papel. Fiquei muito feliz em ver que você gostou e que recomenda, isso aumenta muito mais minha curiosidade. Adorei a dica!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. O livro é de contos, gosto deste tipo de escrita!! Achei interessante a abordagem dos autores ao que refere às princesas, mulheres destemidas e corajosas!! O livro tem mais de 350 páginas, e parece fazer jus ao nome do mesmo, achei ele meio grandinho. Espero gostar da leitura!!

    ResponderExcluir