terça-feira, 27 de junho de 2017

[183] Resenha: Zona do Tempo | Alan Victor


Título: Zona do Tempo
Autor(a): Alan Victor
Editora: Ella
Páginas: 200
Saiba mais: Skoob
Sinopse: O livro narra as aventuras de um jovem programador que, por acidente, desenvolve uma linguagem que permite fazer viagens no tempo. Imprudentemente, David Silva altera coisas em seu passado, com boa intenção, mas que resultam em tragédias para as pessoas que o cercam, e tenta repetidas vezes voltar ao passado para consertar as coisas, mas acaba piorando tudo a cada viagem que faz.




David Silva é um jovem programador que trabalha na empresa Desenvoltura LTDA, ele leva uma vida monótoma que se resume a ir ao trabalho e passar o tempo livre jogando videogame em seu quarto. Luan é um amigo muito próximo de David e que trabalha junto com ele. Tudo parecia caminhar normalmente na vida de David, até que um dia ele chega em casa e encontra um programa estranho instalado em seu computador.

O tal programa, que ele deu o nome de Zona Temporal, possuí uma função muito inesperada: ele permite que o usuário se teletransporte através do tempo. Claro que David fica surpreso e maravilhado com as possibilidades dadas pelo programa, logo ele inicia uma longa caminhada no espaço-tempo a fim de consertar alguns erros, mas logo ele vê que essa tarefa não é nada fácil, podendo sair completamente fora do controle e nessa aventura ele perceberá que com viagens no tempo não se brinca.
  
"David começou a a pensar sobre o que ele fez no passado e que cada ação que ele comete no passado traz consequências para o futuro, e a partir de agora ele começa a raciocinar antes de fazer o seu próximo movimento."

Quando recebi a lista de lançamentos da editora, eu me atraí logo de cara por este livro, a história pareceu interessante e é de um gênero que gosto bastante. O livro, sem dúvidas, tem uma proposta bacana, mas o autor não desenvolveu bem todas as partes do livro. Alan Victor possuí uma escrita prática, direta e fácil de ler, o que tornou a leitura rápida e nada cansativa. Ele é bom com suas descrições, mas em alguns momentos eu achei que ele acrescentava alguns detalhes que não eram tão necessárias para a história.

David é um bom protagonista e achei boa a forma como o autor trabalhou algumas coisas em cima dele, como o desejo que as pessoas tem de sempre querer algo a mais do que possui na realidade, de querer mudar os erros do passado, além da curiosidade em saber qual seria a nossa realidade se tivéssemos feito algo diferente. O final do livro me agradou, principalmente o epílogo.

A parte gráfica está bem feita, a capa é bonita e condiz bastante com a história, a diagramação é simples e com fonte em bom tamanho. Encontrei alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhasse a leitura. A história possuí uma sequência em andamento e que já tem capa, espero por lê-la no futuro.

Se você procura um livro de aventura/ficção científica leve e rápido de ler para passar o tempo, esta é uma ótima opção. Contudo, acho que os leitores mais jovens tendem a gostar mais do que os que possuem uma bagagem maior de leituras. Recomendado!




17 comentários:

  1. Ola
    Gosto muito de ficção científica e aventura, por isso acho que eu iria gostar dessa trama sim. Uma pena que o autor não soube desenvolver todas as partes do livro, apesar disso a premissa me chama a atenção por conta dos elementos que pude compreender, sem contar que achei a capa bem legal.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi, Manoel!
    Adoro livros de volta no tempo e ficção-científica. Fiquei bem curiosa com a premissa, mas desanimei com essas partes desnecessárias. Se o autor fizer uma revisão acredito que me interesse volte. rsrs...
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Manoel, eu não sou muito chegada em ficção cientifica e acho que as suas considerações me fizeram não querer conhecer este livro no momento. Vou deixar a dica passar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, e até gosto de ficção, mas a premissa desse não me interessou. E o fato do autor não ter trabalhado bem certas cena também não colaborou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Manoel,
    admito que não sou muito dada a ficção científica, na verdade só leio ou assisto tramas do tipo se houver algum outro elemento como foco, o que não parece ser o caso desse. Apesar disso tenho que dizer que fiquei bem interessada na premissa e curiosa para saber quais mudanças foram feitas e como ele resolveu esses infortúnios causados, mas não garanto uma leitura imediada, talvez essa curiosidade se dissipe antes que eu tenha a oportunidade de lê-lo. Mas se em algum momento tiver acesso a essa obra, lembrarei de sua dica e suas palavras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Manoel, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e confesso que, se não fosse pela sua resenha, não me sentiria muito atraída por causa da capa, que achei bem feia haha. No entanto, gosto de tramas que envolvam essa questão do tempo e das consequências de alterar o passado. Já li alguns livros com premissas semelhantes e gostei bastante.
    Mesmo você tendo feito algumas ressalvas, não é uma leitura que eu descarto realizar no futuro. Espero que a continuação seja melhor e que os problemas que você apontou sejam corrigidos no segundo livro.
    Adorei a resenha e vou deixar a dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Adorei a resenha!
    Confesso que não sou muito fã de ficção científica, por isso, não fiquei interessada na obra... Porém, tenho alguns amigos que curtem muito esse tipo de leitura, então, vou indicar esse post para eles.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Olá Manoel,
    Gosto muito do estilo do livro, mas não conhecia esse título. Achei sua resenha muito interessante e gostei do personagem. Acho bacana também a questão do final ter te agradado. Vou anotar a dica, pois sei que vou gostar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Vou confessar que eu não sou muito fã do gênero, mas fiquei muito tentada a conhecer a história.
    Gostei muito da resenha, e o personagem parece ser marcante, mas a única coisa que me incomoda é a capa, não gostaria de ter na minha estante :(, mas se tiver em ebook, gostaria muito de ler.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    Não conhecia o livro, e achei a premissa um pouco clichê demais, mas é bom saber que a escrita do autor é leve e divertida.
    Pode ser uma ótima opção para quem estiver em uma ressaca literária.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Quando vi a capa achei que se tratava de algum filme, rs.
    Eu gosto desta perspectiva de "e se..." sobre voltar no tempo e arrumar os erros, mas como sabemos, isso sempre traz consequências. Não sei se eu iria gostar do livro, ainda mais que estou passando pela minha fase mais crítica-chata-literária de todos os tempos, rs... Mas quem sabe... =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  12. Oii Manoel, tudo bem? Gostei da resenha e conhecer esse livro. Gosto de livros de ficção científica e a premissa desse me interessou, apesar de realmente parecer bem jovem e eu já ter uma bagagem maior. De qualquer forma, anotei a dica :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adorei conhecer o livro, mesmo ele não fazendo parte do meu gênero de leitura. Parabéns pela resenha

    Beijos
    Leitora Dramática
    https://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Manoel

    Não sabia que a editora tinha livros do tipo. Achei a proposta interessante, pois gosto muito de histórias sobre viagens no tempo. Porém, não me envolvi muito com o enredo e a sua ressalva me fez ficar com um pé atrás. Mas eu nunca digo nunca.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. oie, parece um enredo bacana, embora não faz meu estilo, e achei uma pena esse desenvolvimento por vezes exagerado, é um pouco desanimante quando pegamos uma obra assim, mas torcendo para que você dê uma chance para a continuação e para que ela te agrade.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia nada sobre o autor, mas achei bastante divertido, já que adoro livros que falam de histórias sobre viagens no tempo

    ResponderExcluir
  17. Saudações a todos. Sou Alan Victor, autor e ilustrador da obra Zona do Tempo. O livro foi escrito com a proposta de causar uma forte reflexão pessoal nos leitores, contendo situações que envolvem questões éticas e morais com as quais podemos enfrentar. A ideia central da obra é: como seria minha vida se... Ou, e se fosse...
    Quem de nós nunca pensou em melhorar de vida, de emprego, relacionamento... Se pudéssemos ter tudo o que gostaríamos ou apenas uma coisa, o que escolheríamos?
    Essas são escolhas que o jovem e imprudente protagonista central precisa se fazer.
    As regras do universo se fazem presentes, como em nossa realidade e cada decisão traz uma consequência e exige um sacrifício de igual valor.
    O livro não fica preso a um único tipo de público, os jovens. Ele mistura diferentes sentimentos em seu corpo, como: comédia, drama, thriller, suspense, ação e especialmente, o romance.
    O cotidiano da vida dos personagens é uma adaptação do que a Bahia tem de mais valioso: as pessoas, o povo.
    Elementos da cultura nerd, como: games, informática e tecnologia temperam a história cultural e deixam única a aparência do texto.

    O segundo livro com o final da duologia será lançado na Bienal do Rio de Janeiro, esse ano, em Agosto/Setembro. Quem desejar conhecer outros dos meus trabalhos pode ler contos de diversos gêneros, inclusive ficção em: https://www.wattpad.com/alanvictorescritor
    Abraço a todos e obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir