sexta-feira, 21 de julho de 2017

[186] Resenha: Alex + Ada | Jonathan Luna & Sarah Vaughn


Título: Alex + Ada
Série: Alex + Ada (Volume 1)
Autores: Jonathan Luna & Sarah Vaughn
Editora: Geektopia
Páginas: 128
Saiba mais: Skoob
Sinopse: A última coisa no mundo que o jovem e solitário Alex poderia querer era um X5, a última palavra em androides realistas. Mas um inesperado presente de aniversário de sua avó faz Ada mergulhar em sua vida. Então ele descobre que ela é muito mais do que apenas um robô, levando-o a questionar tudo aquilo em que ele acredita. ALEX + ADA explora as fronteiras do real num contundente drama de ficção científica ambientado num futuro não muito distante.



Alex é um jovem solitário que vive em um mundo futurista onde a tecnologia se tornou algo extremamente fundamental na vida das pessoas. Faz pouco tempo que ele saiu de um relacionamento e ainda não conseguiu superar o término. No dia de seu aniversário, os noticiários estão relembrando que um ano atrás houve o primeiro incidente com um androide que se tornou consciente e assassinou várias pessoas. Com isso, a empresa que criou o tal androide foi desativada e surgiram diversas leis com relação a produção de novos androides. 

Por causa desse incidente, Alex se tornou o tipo de pessoa que não confia e até sente medo de tipo de máquina, e claro que a última coisa que ele esperava receber de aniversário da sua avó era um Tanaka X5, a última novidade em androides realistas, que se chama Ada. A princípio, ele rejeita totalmente a ideia de possuir um robô, mas Ada é tão real e ele encontra-se tão deprimido, que pouco à pouco Alex começa a se afeiçoar a ela, mas a mente robótica de Ada não é suficiente para Alex, ele não quer conviver com alguém que não é capaz de tomar suas próprias decisões, para ele, Ada precisa de mais, ela precisa de consciência.


Alex + Ada é um dos lançamentos recentes do selo Geektopia, da editora Novo Século, voltado para a publicação de histórias em quadrinhos. Eu já conhecia a HQ antes de ela ser lançada aqui no Brasil, já tinha lido esse primeiro volume, mas consegue dar uma conferida na edição nacional e ela está muito bem feita, capa dura, folhas de ótimo material e uma boa tradução. Eu gostei bastante da leitura deste primeiro volume, apesar de algumas poucas ressalvas.

Começando pelo universo onde a história se passa, o mundo onde Alex vive é totalmente tecnológico, mas é muito semelhante a nossa realidade, o que se difere de várias histórias onde o mundo se torna totalmente robótico e metálico, a única diferença são diversos aparelhos e tecnologias que ajudam as pessoas no seu dia a dia, também temos hologramas, pequenos robôs e a internet, que se tornou uma espécie de universo onde se mergulha dentro da mente. Tudo é bem construído e marrado, inclusive as leis em relação aos androides, que lembram outras obras de outros autores ficção, como o Isaac Asimov. 


Essa construção de mundo também contribuiu bastante para dar mais ênfase o visual da história, que é bastante limpo. O ilustrador tem um traço muito limbo e que não ressalta muitas coisas, o que só aumenta com a utilização de cores pasteis na maior parte da história. Essa escolha do ilustrador não me incomodou, pois eu achei que tudo ficou muito harmonioso e gostoso de ler. Além disso, a forma como a história é ilustrada ajudou, na minha opinião, a transmitir melhor as emoções vividas pelos personagens e principalmente pelo Alex.

Não enho muito o que falar da relação entre o Alex e a Ada ou da personalidade na nossa protagonista androide, afinal esse primeiro volume é bastante introdutória, o que considero o seu maior ponto negativo. Quando eu estava realmente mergulhado dentro da história, com grandes expectativas para o que ia acontecer, a HQ chegou ao fim.

Por fim, o primeiro volume de Alex + Ada é uma ótima história, com um protagonista interessante e que se passa em um ambiente bem construído. Uma HQ que recomendo para todos, inclusive para aqueles que são e que não são grandes fãs de ficção científica.




6 comentários:

  1. Oiii José tudo bem?
    Essa realmente parece ser uma incrível história menino, de superação e leva a crer que o amor vai surgir, adorei as imagens que pegou, ficou demais a postagem mesmo, quero ler!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi José!


    Que bom que gostou, enfim não conhecia a obra mais fiquei bem curiosa sobre sua sequência e pelo fato do autor abordar a tecnologia. Pena que quando vc começou a se entusiasmar acabou.Entretanto, o fato das ilustrações serem limpas e do protagonista sair da sua zona depressiva já são pontos positivos. Obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie, bacana, eu não leio hq, mas para quem gosta parece interessante. Gostei dessa semelhança do mundo ser parecido com o que vivemos, e é uma pena ser tão curtinho, tomara que o próxximo volume seja maior.

    ResponderExcluir
  4. Oi, José
    Gosto de ficção científica, apesar de ter lido tão pouco ultimamente.
    Gosto de certas ilustrações também, elas ajudam muito realmente. HQs são muito bons! Gostei da premissa, só acho que leria futuramente.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Esse selo eu conhecia por nome, mas nunca tinha visto ainda uma obra deles, e quando vi aqui tomei uma grande surpresa. Que bom que é uma história boa para quem também não é um grande fã de ficção científica porque ainda não sei o que pensar haha De fato parece bem introdutório, então irei esperar a saída do segundo volume para ter uma opinião mais afirmativa. Mas isso não inviabiliza a sua resenha ótima e completinha. Gostei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Achei a premissa e o traço do ilustrador bem bonitos. Não conhecia essa HQ, mas já tô procurando pra eu poder formular minha opinião.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir